MILITARES E NUDEZ. ESQUERDISTAS E NUDEZ.

MILITARES E NUDEZ. ESQUERDISTAS E NUDEZ.

Trevor Southey retratou militares em estado natural, com sinais que lhes identificam o exército e a arma a que pertencem. Nos exemplos abaixo, um é da Criméia e o outro, da Rússia ; também há norte-americanos. Seus quadros transmitem-nos lição ética : a de que no corpo nada há de vergonhoso e de que nudez é apenas nudez : a malícia está na mente do malicioso, a vergonha é sentimento de matriz teológica, sem razão de ser.

Muitos brasileiros ainda confundem nudez com erotismo, com sexualidade, com malícia, com vergonha — essas confusões são obscurantistas e errôneas.

Os europeus laicizaram sua ética do corpo há gerações e décadas ; no Brasil, prevalece ainda a inculcação cristã e, mais recentemente, o pudor das camadas religiosas mais arcaicas.

Atentai vós para que a esquerda brasileira não é, jamais foi, libertária do corpo ; é libertária da gravidez (pró-aborto) ; sequer as mulheres de esquerda se batem pelas mamas ao vento (monoquini). A cultura do corpo livre de tabus e de vergonhas não é exclusivo nem típico de esquerdistas, não é causa de esquerda ; é entendimento que transcende a dicotomia esquerda-direita. Os mal chamados “conservadores” amiúde são religiosos e, portanto, pudicos e anti-cultura do corpo livre. Nesse sentido, há relação, no Brasil, entre pôr-se à direita e cultivar o pudor, ao passo que na Europa, há décadas e gerações, a naturalidade da nudez pertence às pessoas, independentemente de suas opiniões políticas ; lá o nudismo é praticado pelas famílias tradicionais (e não tradicionais) ; cá, o naturismo (praticado em praias e grêmios nudistas) contém elementos preconceituosos e arcaicos : recusam-se homens desacompanhados, solteiros e, até recentemente, recusavam-se homossexuais, prova [prova, não “evidência”] de que até os pretendidamente despreconceituosos não o são tanto e revela até que ponto nossa sociedade é alheia ao valor da liberdade. Nesses grêmios, homem solteiro não pode ; marido com amante, pode ; padre com prostituta, pode.

Esse post foi publicado em Costumes., Nudez. Naturismo.. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário