Significado de ateu. Ateísmos positivo e negativo.

                                                                O significado de ateu

18.VIII.2003

 

O vocábulo ateu apresenta três acepções:

 

1ª) Em sentido corrente, ateu é quem não crê na existência de um ser superior, tal como o concebem as religiões teológicas, ou seja, no que se chama de “deus”,  criatura onipotente (capaz de realizar tudo quanto quer), onisciente (que tudo sabe), onipresente (que se acha em toda a parte), onimisericordioso (que é dotado de infinita bondade) e criador do universo e do ser humano. Neste sentido, todo positivista é ateu pois nenhum positivista acredita na existência de tal ente.

 

2ª) Ateu é quem nega a existência de deus. Enquanto no primeiro sentido, o ateu apenas não crê na sua existência, é incréu, caracteriza-se pela ausência de uma convicção,  nesta segunda acepção ele caracteriza-se por uma afirmação, a de que deus não existe.

Há duas formas de negação: a) a negação relativa, em que se nega por falta de  prova em contrário, ou seja, por jamais se haver demonstrado faticamente, com base na observação, a existência da divindade,  b) a negação absoluta, em que o ateu afirma a inexistência de deus, mediante a confutação dos argumentos que pretendem provar-lhe a existência ou mercê da formulação de outros, que demonstram a impossibilidade desta existên            cia.

A negação relativa corresponde a uma certa indiferença à idéia de deus; a negação absoluta, a uma atitude ativa, de caráter negador.  Na primeira, o indivíduo aguarda que os deístas provem a existência de deus; na segunda, empenha-se em negá-la. A primeira é o que se chama também de agnosticismo (e então é-se agnóstico), enquanto que na segunda, é-se  ateu em sentido ativo, ateu “militante” ou “praticante”.

Algumas pessoas  declaram-se agnósticas, porque indiferentes à existência de deus, da qual não cogitam para afirmá-la nem para negá-la. Para estas pessoas, a idéia de deus  simplesmente não interessa, sob aspecto nenhum.  Alguns positivistas declaram-se agnósticos, outros, ateus militantes.

3ª) Ateu é  quem, rejeitando as soluções  da teologia, ocupa-se das suas questões.

Teologia é a área do pensamento humano relacionado com deus, que lhe afirma a existência, que pretende provar, e da qual deduz a política, a moral, a cosmogonia, a religião, as explicações da origem dos fenômenos etc. São questões teológicas, por excelência, a indagação das causas primeiras e das causas finais.  As causas primeiras consistem em averigüar-se a origem do mundo, pela indagação: quem fez o mundo? As causas finais consistem em averigüar-se a finalidade do mundo: por que  ou para que se o fez ?  As causas também indagam porque os fenômenos acontecem: por que a maçã que se desprende da macieira, cai para baixo ao invés de tomar outro rumo ?

A teologia responde a tais questões com base em deus: ele criou o mundo, para a sua glória,  para o seu divertimento,  por desfastio etc. A maçã desloca-se  para baixo, porque a este movimento corresponde a vontade divina: deus assim o quer.

Ateus, neste sentido, são os pensadores que formulam as mesmas indagações relativas às causas primárias, finais e dos fenômenos, rejeitando, porém, a solução teológica (a idéia de deus).

Eles caracterizam-se por uma nota negativa, a ausência de divindade nas suas especulações, e por uma positiva, a de especularem sobre as questões teológicas.

Nenhum positivista é ateu nesta terceira acepção, pois o Positivismo não se ocupa da investigação das causas primárias, finais e dos fenômenos. Ele ocupa-se de averigüar como os fenômenos se produzem, e não o porque desta produção; ele empenha-se em descobrir as leis naturais que constituem a ciência e que, permitindo a previsão dos fenômenos, é útil ao homem, sob a forma de tecnologia, ao passo que o ateu, neste sentido, especula sobre questões a cujo respeito pode-se pensar,  porém jamais conhecer, ou seja, podem-se alcançar conclusões derivadas do puro pensamento embora inverificáveis pela experiência, ou seja, conclusões metafísicas.

Augusto Comte censurou o ateísmo da terceira acepção e para evitar a confusão entre ela e os positivistas, em que se chamasse os positivistas de ateus (na terceira acepção, que não lhes cabe), adotou o termo emancipados, como sinônimo de ateus nas primeira e segunda acepções (que lhes cabem). Emancipado é quem libertou-se da tutela mental da teologia, é aquele que rejeita a concepção de deus e tudo quanto se lhe relacione. Todo positivista é emancipado; todo aquele que rejeita deus também o é.

No primeiro significado, há incredulidade pura e simples; no segundo, há incredulidade por ausência de verificação da divindade, pela negação dos argumentos que lhe afirmam a existência ou pela afirmação dos que a negam; no terceiro, há a especulação em torno dos temas teológicos, sem a solução da teologia (é a metafísica).

Em nenhum dos três casos comparece a idéia de deus e os seus desdobramentos.

Os positivistas são ateus, sempre, no primeiro caso; são-no em o segundo, sob a forma de agnosticismo ou de ateísmo militante,  consoante as convicções de cada qual; jamais o são no terceiro.

 

Não basta ser ateu. Ateísmos negativo e positivo

26 de agosto de 2003

Ateu é  quem não acredita em deus,  não admite a divindade de Cristo,   não aceita a existência do céu e do inferno,  recusa o milagre,  repudia o caráter divino da Bíblia, etc.

Caracteriza-se o ateísmo pela ausência das convicções que constituem o repertório mental do crentes nas religiões teológicas ou pela negação delas, em suma, por um estado negativo: ser ateu corresponde a descrer no em que outros crêm. Nesta condição de descrença  acham-se os próprios teológicos (adeptos das religiões tradicionais, como o cristianismo). De fato,  se, por um lado, eles crêm na existência de deus, na divindade de Cristo etc., por outro, descrêm na existência dos deuses olímpicos, como Zeus, Júpiter, Minerva, na de duendes, na do coelhinho pascal, etc. Neste sentido, os teístas monoteicos (crentes em deus) são ateus face às divindades diversas da sua, como os deuses politeicos, que caracterizaram a religião na fase anterior à do monoteísmo.

Por si só e independentemente de qualquer outra convicção, o ateísmo afasta as superstições, o obscurantismo, as crendices, as irracionalidades, as fantasias, em suma, liberta o indivíduo de todas as ilusões relativas à teologia, o que representa um benefício de valor incontestável. Ele encarna o ateísmo negativo, caracterizado pela ausência de conteúdos mentais que se deve evitar.

Porém não acreditar em deus não basta. A ausência de deus não equivale necessariamente e não pode equivaler à ausência de valores, de ética, de honestidade, de princípios de conduta. Aos indivíduos quaisquer, teológicos, ateus ou indiferentes, são precisos valores com que se discirna o bem do mal, ideais que norteiem a vida humana e confiram-lhe sentido, conhecimentos que permitam a cada indivíduo entender o funcionamento do mundo, critérios que orientem o relacionamento de cada um com o próximo. Em uma palavra, o ateísmo deve assumir uma conotação positiva: não se limitando a negar a idéia de deus e a teologia, deve substituí-los por conceitos laicos.

Positivamente entendido, o ateísmo implica  a convicção de que a explicação do mundo provém da ciência  (e não dos livros alegadamente revelados pela divindade); a  identificação do Bem e do Mal conforme o que favorece ou contraria a felicidade individual e o bem-estar do próximo; o empenhamento por uma instrução racional e científica;  a afirmação de uma política internacional pacifista; uma ética cujo princípio fundamental corresponda ao do altruísmo; um senso de retidão moral que prove, pelo caráter de cada ateu, as virtudes do ateísmo.

Deve o ateísmo positivo equivaler a um sistema 1) de conhecimentos verdadeiros, porque verificados pela experiência, 2) de sentimentos benevolentes face ao próximo, que inspirem quer o comportamento individual, quer os critérios da moral, quer as diretrizes da política, 3) de atividades socialmente úteis, tendentes a melhorar as condições de existência  das pessoas, fora de qualquer espécie de violência internacional ou intestina.

Nestas condições, ateu será aquele  indivíduo dotado de conhecimentos reais, inspirado por sentimentos simpáticos e ocupado com atividades socialmente benéficas.

Chamemos a este tipo de ateu, de ateu positivo.

A idéia de deus evoluiu ao longo dos séculos: a partir do feiticismo dos povos primivos, passou pelo politeísmo greco-romano, até resultar no monoteísmo, cuja expressão mais sofisticada verificou-se com o cristianismo, achando-se destinada a desaparecer, por força da evolução fatal da humanidade, à medida em que se propagam a racionalidade e a mentalidade científica. Conceito que se alterou historicamente, o de deus foi compatível com o estado das civilizações do pretérito e é  incompatível com o seu estado no presente, motivo porque, útil ao desenvolvimento histórico da humanidade em tempos primevos, a teologia tornou-se um obstáculo à continuidade deste progresso.

Esta consideração histórica leva o ateu positivo a reconhecer nas religiões como o catolicismo, relíquias do passado, reduzidas, hodiernamente, a tristes superstições cujo abandono se impõe. Sem lhe reduzir em nada a liberdade de crítica anti-teológica, tal entendimento infunde-lhe um certo respeito pelo papel  útil que as  religiões teológicas desempenharam no pretérito. O ateu positivo enxerga nas religiões tradicionais  monumentos históricos, ciente de que a religião corresponde a um fenômeno inerente à natureza humana e de que as formas teológicas que apresentou até a atualidade são obsoletas e devem ser substituídas por formas  ateológicas, laicas, seculares, voltadas à humanidade e não mais à divindade.

Reputando secundário, mesmo mesquinho achincalhar as religiões tradicionais no que elas contém de falso, o ateu positivo busca instruir-se para justificar, perante si próprio  o seu ateísmo, e para demonstrar a terceiros a superioridade dele face aos teologismos quaisquer. Demais, pela correção da sua conduta, pela exatidão no cumprimento dos seus deveres, pela virtude do seu  caráter, pela qualidade dos seus sentimentos, pelo alcance da sua cultura, pela sua preferência por esclarecer os teológicos ao invés de os atacar, por tudo isto, o ateu positivo deve personificar a demonstração direta e pessoal de que o ateísmo constitui uma filosofia e um modo de vida perfeitamente recomendável. A melhor divulgação atéia há de ser o caráter e o comportamento dos ateus.

Uma espécie de ateísmo é o Positivismo. Todo ateu é um positivista espontâneo, porquanto os ateus individualizam-se pela recusa de todo sobrenatural,  recusa de que  o Positivismo comunga acrescentando-lhe a substituição de tudo quanto é sobrenatural,  por tudo quanto é humano. Todo positivista é um ateu positivo sistemático, ou seja, um ateu positivo convicto desta condição, porquanto o Positivismo, admitindo na teologia um valor meramente histórico,  reputa-a inteiramente obsoleta,  substitui-a pelo conhecimento científico e adota como ideal conhecer, amar e servir à Família em que se nasceu, à Pátria em que se vive e à Humanidade que se integra.

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