AFORISMOS.

A série abaixo circula anonimamente, com redação um pouco diversa, que melhorei e elevei; nos aforismos de números 4 e 5 concebi-lhes segunda versão, por recreio e para o leitor compará-las e notar a riqueza expressiva da língua portuguesa.

1. Em geral, quando as pessoas perguntam-nos que fazemos para nos sustentarmos, estão tentando apenas dosar o nível de respeito que terão por nós, de modo que não venham a desperdiçar atenções com quem não esteja em condições de lhes proporcionar alguma vantagem.

2. Em geral, o êxito profissional de uma pessoa consiste apenas em haver ocupado o lugar de quem fracassou.

3. As pessoas sorrirem-lhe não significa que você seja querido: predadores também ficam felizes quando encontram uma presa.

4. Em geral, as pessoas não se importam com como estamos passando, a não ser para saberem se estamos bem o suficiente para não precisarmos delas. – Outra versão: Comumente, às pessoas pouco se lhes dá como estamos a passar, senão para saberem se estamos suficientemente bem para não necessitarmos delas.

5. Talvez você não saiba que foi ensinado durante toda a sua vida a subestimar suas habilidades e a sobre-estimar as opiniões que recebeu. – Outra versão: Tu foste ensinado, durante toda a tua vida, a subestimar tuas próprias habilidades e a sobre-estimar as opiniões que recebeste.

6. A lealdade não morre imediatamente após os laços terem sido rompidos. Os que se apressam em lhe infligir danos nunca lhe foram leais.

7. As pessoas que pedem desculpas justificando-se pelo erro que cometeram estão apenas buscando amenizar sua situação, de modo a manterem-se nos mesmos erros; elas não estão realmente arrependidas.

8. Qualquer coisa construída sobre uma mentira acabará desmoronando.

9. Algumas pessoas vão pisar em você com o mesmo sapato que você lhes deu.

10. Você tem liberdade de fazer o que quiser, mas não de escolher que consequências enfrentará do que houver feito.

11. Quando as pessoas boas ficam sabendo que nos fizeram mal sem querer, passam a nos evitar por vergonha de si mesmas. – Outra versão: Quando pessoas eticamente elevadas descobrem haverem nos prejudicado involuntariamente, tornam-se-nos esquivas por vergonha de si próprias.

12. Chefes preferem pessoas que possam ser mantidas em posições de dependência.

13. Geralmente as pessoas não se importam com o bem que tu podes fazer a outrem: importam-se com o que tu podes fazer por elas.

14. Ser verdadeiro nunca arruinará relacionamentos reais; ser falso, sim.

15. Nunca somos totalmente abandonados pelas pessoas que realmente nos amam; somo-lo pelas que estavam a nos usar.

16. Acautela-te para não chamares inteligentes apenas àqueles que pensam como tu.

17. Pare de esperar que as pessoas mudem depois de já terem cabalmente mostrado o que são.

18. Ser fraco custa caro. E quanto mais fraco tu fores, mais bem-sucedido farás teus inimigos. De que outra razão tu precisas de ter para fortalecer-te ?

19. Aprende a esqueceres-te das pessoas tanto quanto elas se esquecem de ti.

Outras, de minha autoria:

Em todos os assuntos, sem exceção, as pessoas proferem toleimas, e tanto mais quanto mais falam sobre o que conhecem mal ou desconhecem.

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário