“Não vai ter”, não: “Não tem”.

Um dos vícios que mais me irrita é o de o pessoal do comércio usar o futuro no lugar do presente.
Por exemplo: o vendedor quer dizer que não há dado artigo, ou seja, que não tem (para valer-me deste verbo reles). Atente: não tem é presente, porém o vendedor diz:
– Nâo vai ter.

Não “vai ter” é no futuro. Futuro significa amanhã, depois de amanhã, na semana que virá, no ano vindouro, no século que vem. Ele quis dizer que não há agora, neste momento, no presente e usa o verbo no futuro.
Qualquer burro sabe que o presente é o presente e que o futuro é o futuro e que se não TEM ele deve dizer que não TEM em vez de dizer que não VAI TER.
Se se usa o futuro para indicar o presente, como exprimiria o futuro ? Seria “vai ter, depois” ? ; “vai ter, futuramente” ?

Uma vendedora chegou ao cúmulo da estupidez de dizer: “Não vai ter, neste momento”. “Não vai ter” = futuro; “neste momento”= presente. Usou o presente e o futuro para indicar o presente.

O pior´é que esta burrice é ubíqua e não há um único vendedor capaz de atinar em quão errado é falar assim.

Outra: “Vai ter no branco”; “Vai ter no azul”. Atente: no Paraná, no Rio de Janeiro, na França. Na = em + a. No= em + o. Em indica LUGAR. Branco é lugar ? Não. Azul é lugar ? Não. Cor é lugar ? Não. Logo, é tolice dizer-se “Tem camisa no branco” ou “Tem camisa na cor branca”. Diga: “Tem camisa branca”, sem preposição nem artigo. Diga melhor: “HÁ camisa branca”.

Português não é difícil; ele tem lógica, faz sentido, as preposições e os tempos verbais são instrumentos com sentido e lógica. O que não tem lógica nem faz sentido é usar o futuro para exprimir o presente nem referir-se a cores como se fossem sítios (sítio = lugar, local).

Povo que já não sabe usar os tempos verbais mais elementares nem as preposições mais básicas é povo que involuiu.

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado, Vício de linguagem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s