Como ser injusto na escola.

O professor calcula e lança dezenas de notas, para dezenas de alunos, como responsabilidade sua, pessoal e exclusiva. Efetua os cálculos sozinho, em prazos exíguos, em meios aos seus afazeres cotidianos.
Como todo humano, é falível, falha e falhou:

1) Falhou pois atribuiu nota a menos. O aluno prejudicado prontamente procurou-o, para defender os seus interesses e reivindicar a nota que lhe era devida, sonegada por lapso de cálculo.

2) Falhou pois atribuiu nota a mais. O aluno indevidamente favorecido, ao invés de procurar o professor, para pedir-lhe a nota justa, calou-se e aproveitou-se do lapso de cálculo.

Divulgou haver diferença entre a nota devida e a atribuída; a informação propalou-se; parte dos seus condiscípulos revoltou-se contra o professor, por (na obviedade da aparência) favorecer indevidamente a alguns. O professor falhou na sua ética. Nenhum dos revoltados nem dos eventuais não revoltados identificou, para o professor, os (alegados) beneficiados (ainda menos os próprios).

A calúnia subsiste: o professor favorece alunos.

Já o cardeal Mazarino advertia: “Jamais esperes que alguém interprete favoravelmente teus atos ou tuas palavras” – máxime em presença de notas baixas, adiciono eu.

Alguns, serenos e amadurecidos, procuram averiguar os fatos e elucidá-los; são minoritários.

MORALIDADE: atribuir a cada um o que é seu, viver honestamente, não prejudicar a ninguém (preceitos romanos); proceder corretamente e ser ético, incumbe ao professor; certos alunos adotam dois pesos e duas medidas, desde que em favor próprio.

Na vida como na escola ?

(E eu que pensava que falha a ética de quem se beneficia com o engano alheio e convém com a calúnia que se assaca ao autor do engano !).

Bom aluno estuda; mau aluno resmunga, tumultua e é ardiloso. Sempre foi assim.
O professor ensina os bons alunos, embora fale para todos.

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Alunos., Professores., Vida de professor.. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s