POR QUE DEVEMOS EVITAR A PERGUNTA “TUDO BEM ?”.

POR QUE DEVEMOS EVITAR A PERGUNTA “TUDO BEM ?”.

  Devemos evitá-la:

1) porque meramente protocolar, repetitiva, falsa. Pergunta-se por perguntar; responde-se por responder. É tão repetitivo que todos respondem “Tudo” ou “Tudo bem”; ninguém responde “Sim” ou “Não” nem “Não sei”.

2) Por ser invasora : indagar se nos está tudo bem entende com nossa vida privada, profissional, amorosa, financeira etc. , com tudo que não é da conta alheia. Cuide de sua vida.

3) Por ser usada a esmo, quando deve ser reservada entre quem há intimidade para um perguntar e o indagado responder-lhe sinceramente, como era nos anos 1970.

4) Porque a resposta positiva (“Tudo bem.”) amiúde é forma de se evitar resposta em sentido oposto : a pessoa não quer falar de seus problemas, não quer falar deles para quem lho pergunta, não quer falar no momento, não quer falar no local, então responde “Tudo bem” e corta este assunto. Ela responde “Tudo bem.” porque não lhe está tudo bem, mas se estiver tudo bem, dirá “Tudo bem.”.  Vamos parar com esta comédia ?

5) É como se devesse estar sempre tudo bem com todos, quando na vida não é assim. O cacete diálogo “Tudo bem ?” – “Tudo bem” supõe, ainda que inconscientemente, que tudo nos vai às mil maravilhas, isto é, que vivemos no mundo da fantasia.

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário