A nudez é inocente.

Inocência. Liberdade. O impudor está na mente do impudico.

Inocência. Liberdade. O impudor está na mente do impudico.

gucci-2

Dança ritual dos valentes. 1

Dança ritual dos valentes. Festividade estudantil anual. Filipinas.

 

 

Nu em público e entre mulheres. Indecência? Despudor? Atentado ao pudor? Erotismo? Sexualidade?

Nu em público e entre mulheres. Indecência? Despudor? Atentado ao pudor? Erotismo? Sexualidade?

Jogadores croatas em Salvador, na copa de 2014. Alguns brasileiros retiraram-se da piscina, "em defesa das suas famílias". Defesa por quê? Por que os respectivos maridos temiam a comparação, pelas suas mulheres, das dimensões do falo dos jogadores com os deles ?? Ou porque tais maridos são "apenas" imbecis?

Jogadores croatas em Salvador, na copa de 2014. Alguns brasileiros retiraram-se da piscina, “em defesa das suas famílias”. Defesa por quê? Por que os respectivos maridos temiam a comparação, pelas suas mulheres, das dimensões do falo dos jogadores com os deles ?? Ou porque tais maridos são “apenas” imbecis?

PRECONCEITO DO BRASILEIRO. Muitos brasileiros  são preconceituosos contra o seu próprio corpo e contra a nudez.

       O corpo não é vergonhoso; a nudez não deve ser motivo de vergonha.       Enquanto na europa há centenas de praias de nudismo e de campos de nudismo, enquanto o europeu já superou a vergonha do corpo e encara a nudez com a maior naturalidade, o brasileiro ainda reprime as mamas ao vento nas praias: se uma mulher apresenta-se no areal com um trapinho que lhe esconde o bico do seio, está decentemente “vestida”; se expõe as mamas, está indecentemente “vestida”, provoca os olhares dos que nunca viram tal (os brasileiros nunca viram tal), a censura de gente bitolada e a intervenção do policial.
       Para mim, este conceito de decência é completamente sem sentido e este tipo de repressão também não me faz sentido nenhum. Que mal há em a mulher expor os seios na praia? Mal nenhum.
        As sungas são cuequinhas destinadas a expor o máximo e a encobrir o pênis. Que mal há em expor o pênis? Mal nenhum.
     As mamas são indecentes? O pênis é indecente? Onde está a respectiva indecência? Não há indecência nenhuma; há uma mentalidade completamente irracional e estúpida, que as pessoas repetem por imitação e em que introjetam uma vergonha totalmente artificial.
         É a mentalidade do brasileiro, rotineira, arcaica, repressora, tola, machista. Na França, na Grécia, na Espanha, na Alemanha, na Inglaterra, no México, as mulheres não tapam os seus seios: elas não se envergonham do seu próprio corpo.
       Mas, no Brasil, incute-se, em muitas pessoas, o sentimento de vergonha do próprio corpo. Não faz sentido. Não faz sentido.
    Eis uma diferença entre o primeiro mundo e esta parte dele, em que, aqui, o brasileiro mantém este preconceito, esta repressão, esta vergonha. Nenhum deles faz sentido.
     Sou a favor do desnudamento integral em todas as praias: o corpo é natural e não deve ser motivo de vergonha. A vergonha está na sua cabeça atrasada e nos seus conceitos artificiais.
       Agora, observe bem a fotografia e pondere, durante um minuto, se o seu preconceito faz algum sentido, se a vergonha que você sente do seu corpo faz sentido, se faz sentido o policial mandar a mulher tapar os seios, se faz sentido os homens entrarem de cuecas no chuveiro das academias, se faz sentido esta mentalidade. A legenda do cartaz é :”Nuestro cuerpo es bello y puro. Nuestros juicios sucios y impuros”. O nosso corpo é belo e puro; os nossos julgamentos, sujos e impuros.  Nossos? Vossos, ó brasileiros!
    Vamos erradicar este preconceito e acrescentar liberdade de costumes. Se gostou, divulgue esta idéia.
     (A fotografia abaixo foi censurada pelo Facebook, em 28. VII. 2014. O que é que ela contém de indevido, obsceno, inconveniente, imoral, escandaloso ?? Assim atua o preconceito: impedindo os outros de verem o que o preconceituoso não quer ver. Ele não quer ver; por isto, impede outrem de ver. Se não gosta, não veja, mas não impeça os outros).
Abordado pela polícia 2

Por que isto? Violência.

Frase 20
Anúncios
Esse post foi publicado em Laicidade., Nudez. Naturismo.. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A nudez é inocente.

  1. Compartilho com a idéia, mas discordo da afirmação de que este é um preconceito do brasileiro. Trata-se de uma cultura ibero-americana fortemente marcada pela moral católica vinda exatamente da Europa(Portugal e Espanha). Essa postura pode ser notada em todos os países colonizados pelos ibéricos, como também, nas antigas metrópoles.

    • arthurlacerda disse:

      Eu não disse que é preconceito exclusivamente dos brasileiros; sê-lo, não exclui que também o seja de outros povos, no caso, dos ibéricos católicos. Ao contrário, fui explícito em outros artigos acerca do mesmo capítulo, que o pudor e a gimnofobia decorrem da moral católica e teológica, incutidas nos brasileiros desde o início da nossa colonização pelos jesuítas portugueses. Não culpo os portugueses e sim os jesuítas, a igreja, o catolicismo, a teologia. Vide “A nudez é inocente”, “Nudez e vergonha do corpo”; “Teologia da nudez”, em Jornal Olho Nu, edições de junho, julho e agosto de 2015, na parte Reflexão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s