Josefina Biscaia, guia de turismo.

JOSEFINA BISCAIA, GUIA DE TURISMO.

  Teria completado 77 anos em 28 de janeiro de 2022 Josefina Maria Castellano Biscaia (1945 – 2021), cujo pai foi Antonio Chalbaud Biscaia, homem público das décadas de 1940 e 1950, cuja obra literária de juventude está publicada em dois volumes.

  Natural de Curitiba, Josefina estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, em cuja Escola Normal (de formação de professoras) graduou-se em 1963 ; também estudou no Colégio de S. Marcelo e no Colégio Notre Dame (ambos na cidade do Rio de Janeiro).

    Desposou  o médico Luiz Avelino Paquet de Lacerda, lapiano de gema, de famílias maragatas e pica-paus.

   Josefina foi professora normalista interina diversas vezes, em especial no atual Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

    Em 1978 tirou o primeiro curso que se fez no Paraná, de guia de turismo, atividade que já exercia e em que se manteve até ser aposentada por invalidez, em 2002 (em razão de cirurgia de ressecção de tumor cefálico).

    Em 1980 promoveu a criação da antiga Associação de Guias de Turismo do Brasil, em sua secção do Paraná (Agturb PR), que asinha (depressa) granjeou prestígio para os guias de turismo, até então marginalizados no sistema do turismo nacional, havendo sido Josefina e a Associação prestigiadas pelos meio turístico empresarial e oficial no intervalo de 1980 a 1984.

     A antiga Associação foi sucedida pelo Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná.

     Uma vez aposentada, Josefina dedicou-se a artes plásticas, em que deixou várias e bonitas peças de arte francesa; nos anos 1970 produzira pintura em cerâmica.

       Viveu com apertura financeira, exceto no lapso de alguns anos, a contar de 2003.

       Para o decorrer de 2022 aguarda-se a publicação de memorial de sua vida e ações, com ensaio biográfico, testemunhos, fotografias, prosopografia, da autoria de Arthur Virmond de Lacerda Neto. Será estudo pioneiro em registrar parcialmente a história dos guias de turismo do Paraná e do turismo paranaense.

Eis como decorreu a fundação da Agturb PR : Josefina invitou para comporem a mesa o engenheiro Luís Castellano Biscaia (presidente do Círculo de Marumbinistas de Curitiba), Milton Köehler (representante de Santa Catarina no Conselho Nacional da Associação de Guias de Turismo do Brasil), o engenheiro Antonio Chalbaud Biscaia Neto (vice-presidente do Círculo de Marumbinistas de Curitiba).

Composta a mesa, procedeu-se à leitura da ordem do dia, constante do edital de convocação, a que se seguiu breve explanação do significado e objetivos da assembléia. Às 14 horas e 45 minutos declarou-se instalada e fundada a seccional do Paraná da Associação de Guias de Turismo do Brasil, após o que, apresentou-se a chapa Marumbi:

– presidente: Josefina Biscaia.

– vice-presidente: Cleide Caressato.

-2º vice-presidente: Mário Roberto Ramires.

-1ª secretária: Maria Augusta Köehler de Camargo.

-2º secretária: Inah Margareth Borsato.

-1ª tesoureira: Giselle Guiss Pradi.

-2º tesoureiro: Alberto Donda Júnior.

          Porque se não apresentasse chapa rival, o engenheiro Luís Biscaia sugeriu que se elegesse por aclamação a chapa candidata, o que se fez unanimemente, após o que seus elementos foram declarados empossados. A seguir a presidente eleita leu os artigos dos estatutos da associação, submetidos a discussão e aprovação pelo plenário que, por proposição da presidente, delegou poderes à diretoria para a indicação de preenchimento dos cargos do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Aprovou-se o estatuto.

          A presidente informou que a sede provisória da Associação era a sede própria do Círculo de Marumbinistas de Curitiba, onde se passava aquela própria assembléia.

          Saudações, felicitações e brindes foram enviados pela fundação da Associação, por: Polvani do Brasil, operadora de turismo; Transportes Aéreos Portugueses; Lufthansa; Esatur Agência de Viagens; Línea Aérea del Cobre (Ladeco); Varig-Cruzeiro do Sul; Pan American Worlds Airways; Omnitur – Operadora de Turismo; Abreu Turismo; Royal Air Maroc; Aerolíneas Argentinas; Hotel Eduardo VII; Recanto de Gramado, Lojas Riachuelo.

          A presidente reiterou convite para ágape, no mesmo dia, às 20 h 30, no restaurante Madalozzo Novo, pela fundação da Associação, com presença confirmada de representantes da Paranatur, empresa estadual de turismo, do presidente da comissão de turismo da Assembléia Legislativa do Paraná, do deputado Adalberto Daros e de editores de turismo.

          A ata foi lavrada pela segunda secretária, Inah Borsato.

  Subscreveram a lista de presentes na fundação, pela ordem:

“1. Josefina Maria Biscaia.

2. Milton Koehler Santa Catarina.[1]

3. [Ilegível] representante dos guias da Unitur.

4. Gisele Guiss Pradi.[2]

5. Loreno Luiz Zatelli Hagedorn.[3]

6. Luís Castellano Biscaia. Guia do Círculo de Marumbinistas de Curitiba.[4]

7. Maria Augusta Koeler de Camargo. Guia de turismo em Curitiba.[5]

8. Marlene Brehm. Guia em Curitiba.

9. Inah Margareth Borsato. Guia de turismo em Curitiba.[6]

10. Cleide Caressato. Guia em Curitiba[7].

11. Antonio Chalbaud Biscaia Neto. Guia do Círculo de Marumbinistas de Curitiba.[8]

12. Mário Roberto Ramires. Guia em Foz do Iguaçu.[9]

13. Vera Lúcia de Oliveira. Guia de turismo em Curitiba.[10]

14. Ângela Silvano. Guia de turismo em Curitiba.[11]

15. Alberto Donda Júnior. Guia de turismo em Curitiba.”[12]


[1] Milton Hildumar Koehler.

[2] Era de naturalidade alemã, proprietária do Bar do Alemão, no largo da Ordem, em Curitiba; era a decana dos guias de turismo em Curitiba, e rica. Faleceu nos anos 2000. Vide À Memória de Jô Biscaia (Josefina Maria Castellano Biscaia) – 1945/2021, de Loreno Luiz Zatelli Hagedorn.

[3] Guia de turismo; por anos trabalhou na Esatur, em Curitiba, por influência de Josefina. Natural de Jaraguá do Sul (Santa Catarina), foi-lhe secretário de Cultura e Turismo; diretor da Scar (Sociedade de Cultura Artística) daquela cidade, autor de vários volumes de história dela. Em 1995 regressou de Curitiba para Jaraguá, onde reside. Vive em 2022.

[4] Engenheiro civil, guia de montanhismo. Vivia em 2021.

[5] Era professora de francês, na rede estadual do Paraná, em 1965; proprietária da agência de turismo Brazil Holidays Tour Operator, em Curitiba. Vivia em 2021.

[6] Vivia em 2021.

[7] Antes de fazer a faculdade de turismo (que concluiu em 1983 na UFPR, na turma de Rosana Bettega Neiva de Lima), era formada em geografia e dava aulas desta disciplina (desde pelo menos 1965); lecionou no Colégio Estadual Professor Victor do Amaral. Era funcionária pública. Com Rosana Neiva de Lima, viajou para os Estados Unidos acompanhando grupos de turistas brasileiros. Era alegre e extremamente disposta; falava correntemente espanhol e trabalhou principalmente como guia local em Curitiba. Atuou também nos principais destinos turísticos do Paraná, guiava em passeios de litorina, viajava para as cidades litorâneas, Vila Velha e Foz do Iguaçu. Acompanhou grupos de turismo exportativo, para Miami e Disneylândia, para Sidney Turismo e para Karangatur. Não a logrei encontrar em 2021.

[8] Engenheiro civil. Vivia em 2021.

[9] Era guia de turismo em Foz de Iguaçu; presidiu ao Sindicato de Guias de Turismo de Foz do Iguaçu. Faleceu em julho de 2007.

[10] Vivia em 2021.

[11] Dedicou-se à área biológica. Vivia em 2021.

[12] Foi funcionário da Embrapa. Vivia em 2021.

    Na imagem: Josefina no momento cimeiro de sua atividade de guia: fundação da antiga Associação de Guias de Turismo (Agturb-PR). Fonte: Jornal da Indústria e Comércio, 23.X.1980.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé
Esse post foi publicado em Josefina Biscaia. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Josefina Biscaia, guia de turismo.

  1. Loreno Luiz Zatelli Hagedorn disse:

    Bravos Arthur! fico feliz por você estar resgatando esta linda história de minha querida amiga. Ficarei em honrado em ter colaborado, embora pouco, e continuarei colaborando sempre que puder! Conta comigo!

Deixe um comentário