POBREZA DE IDIOMA: “DICA”, “A GENTE” e “ACHO”.

POBREZA DE IDIOMA: “DICA”, “A GENTE” e “ACHO”.

“Dica” é redução de indicação; é popular demais, é plebéia, é pobre de cultura, é cafona. É como dizermos “sanduba”, “vestiba”.Que tal repormos a palavra original, indicação ? Também pode-se dizer: sugestão, orientação, recomendação, alvitre.

“A gente” é pobre de cultura, pobre de idioma, pobre de expressão; ela suprime os elegantes pronomes “eu” e “nós”. É viciosa: note que quem a usa, repete-a duas, três, quatro vezes. É chato. Vamos usar os pronomes eu, nós, eles ? É bem melhor, é elegante, é bonito.

“Acho” ? Penso que, parece-me que, julgo que, suspeito de que, presumo que, deduzo que, concluo que, tenho a impressão de que. Há tantos verbos de valor específico e tu só sabes dizer “acho” ?Empregados como expus, constituem dos piores brasileirismos e a coloquialidade dos brasileiros no seu pior.

Esse post foi publicado em Língua portuguesa, Vício de linguagem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário