O que penso dos brasileiros

              Dos brasileiros, penso isto:

         culturalmente, é um povo despreparado,em que o nível de cultura médio é muito baixo. Há desprezo pelo  hábito da leitura, o que leva a que o conteúdo intelectual das pessoas em geral, seja muito fraco. Uma conseqüência disto, é a degradação da Língua Portuguesa entre nós: um povo que não lê, não sabe nem o que deixa de aprender, nem a língua, ao que se soma, como agravante, um desleixo no uso do idioma, ou seja, o brasileiro sabe-a mal e não faz questão de usá-la corretamente. Ponto negativo.
 
       materialmente, do  ponto de vista do conforto material, é um povo caracterizado por acentuados desníveis econômicos: há muita pobreza, o que é lamentável, quer do Norte e Nordeste face ao Sul e Sudeste, quer dos ricos em relação aos pobres. Ponto negativo.
 
         do ponto de vista das qualidades da vida de relação, parece-me ser um povo sociável e receptivo; as pessoas aceitam o próximo, mesmo desconhecidos, e facilmente entram em relações cordiais com ele. Exceção: o povo de Curitiba.  Ponto positivo.
 
        moralmente, do ponto de vista das qualidades morais, como honestidade, senso de verdade,  retidão  de caráter, parece-me ser um  povo bem dotado, embora os valores, em geral, achem-se deprimidos entre nós, por conta da doutrinação marxista nas escolas e universidades, que visa a destruir os valores, acusados de burgueses e, por isto, de serem desprezíveis. Ponto positivo, em termos.

 
        do ponto de vista da aplicação aos estudos, é um povo relapso: os estudantes brasileiros não se dedicam a sério aos estudos, como uma missão ou como um papel social. Há facilitação de notas na maioria dos cursos e escasso aprendizado. Ponto negativo.
 
        do ponto de vista da educação, do senso de respeito pelo próximo, da gentileza, da urbanidade, somos conhecidos pela nossa falta de educação, em comparação com outros povos do mundo, o que confirmo, com a minha experiência pessoal em Portugal e na Espanha. Ponto negativo.
 
        Conclusão: ainda temos muito que melhorar.
Anúncios
Esse post foi publicado em Experiência de vida. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s