Brasil conhecido antes de 1500.

MENTIRA QUE SE CONTA PARA AS CRIANÇAS DESTE PAÍS é a de que Cabral descobriu o Brasil por acaso, porque a frota desgarrou-se.
Em Portugal, já ninguém leva a sério esta ingenuidade, porém no Brasil ainda a contam. Por quê ? Porque, para os anti-lusitanos, que vicejaram entre nós por décadas, era inadmissível que Portugal detivesse conhecimento e capacidade para que a sua gente navegasse com rumo certo até aqui.
Leia-se “Portugal no Brasil e no mundo”, do >>brasileiro<< Tito Lívio Ferreira, em cronologia que estabeleceu (entre colchetes escrevi eu; também as maiúsculas):

“1434 – Pela primeira vez, na História das Navegações, os portugueses utilizam essas forças da natureza [os ventos]. […] Até então, as embarcações eram impelidas pela força dos braços dos tripulantes.

1452- Diogo de Paiva arriba a Terra Nova, no Altântico Oeste [DESCOBRIU A AMÉRICA DO NORTE].

1472- João de Corte-Real vai à Groenlândia e ao Canadá.
1490- OS PORTUGUESES CONSTROEM O CASTELO DE FERNÃOBUC (PERNAMBUCO) [Maiúsculas minhas].

1492- Pedro de Barcelos e João Fernandes Lavrador descobrem a Terra do Labrador no Atlântico Norte [NA AMÉRICA DO NORTE]. […] Cristovão Colombo atravessa o Atlântico Norte, COM ROTEIROS FORNECIDOS PELOS PORTUGUESES […].

1498- Duarte Pacheco Pereira, a mandado de D. Manoel I, rei de Portugal […] vem localizar, geograficamente, a futura Província de Santa Cruz [O BRASIL], e escreve a narrativa dessa viagem na sua obra Esmeraldo de Situ Orbis.

1499- Mandados pelo rei de Castela, Vicente Ianez Pinzon e outros […] chegam até o rio Oiapock […] e não passam adiante.”

Os portugueses chegaram por primeiro à América do Norte e ao Brasil; neste, já estavam em 1490. Cabral veio com rumo certo.
Os dinamarqueses (viquingues) não estiveram no Brasil, pois não detinham meios técnicos de navegação para tal. Se algum viquingue cá chegou, foi porque o seu navio desgarrou-se.

Esse post foi publicado em Descobrimento do Brasil., História luso-brasileira. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s