Portugal e a formação do Brasil.

ALGUÉM ME DISSE, no Facebook, em 23 de abril de 2020:
“[Sobre Portugal] FOI UMA BOSTA SIM! O ESTADO ATUAL DE PORTUGAL BEM O DEMONSTRA! PORTUGAL É O LIXO DA EUROPA ATUAL E SE TEVE ALGUM MÉRITO NA HISTÓRIA, FOI PORQUE NO SEC XVI A EUROPA ESTAVA TODA CONVULSIONADA E APENAS A PENÍNSULA IBÉRICA ESTAVA EM PAZ. LOGO DEPOIS TEVE INÍCIO A DECADÊNCIA IBÉRICA, AINDA EM PROCESSO DE CONTINUAÇÃO. DO PORTUGUÊS HERDAMOS A MALANDRAGEM,A PREGUIÇA E A “LADROAGEM”. PORTUGAL NÃO CRIOU UMA NAÇÃO, APENAS A DESPOJOU DE TUDO QUE PODIA!

RESPONDI-LHE: O seu comentário demonstra, apenas, o seu nível rasteiro de informação e o quão mal informado você está. Do português herdamos a malandragem, a preguiça e a ladroagem; Portugal não criou uma nação, mas apenas a despojou de tudo que podia ??? Tem certeza ?? Você reproduziu ignorâncias em circulação, várias mentiras que, de tanto se repetirem, se transformam em verdades. Postei o que postei exatamente para fazer o contraponto de tolices como as que você repetiu. Não se trata de lusofilia, porém de ver os fatos por outras luzes, diversas das dos chavões mentais , infelizmente, entranhados em muitos brasileiros, como pseudo-verdades. A minha “lusofilia” não é ridícula; você ganharia mais em percepção da realidade se estivesse menos apegado a “verdades” dogmáticas e mais aberto ao acréscimo de conhecimento.

Dizer que de Portugal herdamos a malandragem, a preguiça e a ladroagem exprime o vezo, tão próprio dos brasileiros, de culpar alguém pelos seus, de brasileiros, defeitos, ao invés de assumi-los e procurar corrigi-los. Acha mesmo que o brasileiro é preguiçoso e malandro ? Não acha que em 200 de independência, já houve tempo de sobra de os brasileiros criarem vergonha na cara e pararem de culpar os outros pelos seus erros ?

A “bosta” que é Portugal é tanta que a classe média brasileira está se mudando para lá, segundo a Veja desta semana. A bosta de Portugal foi o centro científico mais avançado, no século 15, com escola de Sagres, em cartografia, geografia, astronomia, náutica. A bosta de Portugal foi o primeiro país moderno da Europa. A bosta de Portugal teve o primeiro livro de leis em sentido moderno (Ordenações Manoelinas, de 1446; o segundo, foi o da Dinamarca, em 1682). A bosta de Portugal teve um prêmio Nobel da Literatura e o atual presidente da Comissão Européia, porém a bostíssima do Brasil não teve nenhum. A bosta de Portugal cobrava apenas 20% do ouro prospectado, ao passo que a bostíssima do Brasil nos despoja de 35% da renda individual, à guisa de impostos. A bosta de Portugal inventou o modo de navegar contra o vento. Bosta é dizer asneiras e falar do que não sabe. [Também o médico Egas Moniz foi galardoado com o prêmio Nobel de medicina. Nota de 2020.].

ELE REPLICOU-ME: ESQUECE ESSA SUA RIDÍCULA LUSOFILIA, MEU CARO!!

TREPLIQUEI-LHE: Não me esquecerei desta “ridícula” lusofilia enquanto houver lusófobos mal informados, que repetem acriticamente asneiras ignorantes e perniciosas como as que procuro combater e que você exemplificou. Procure ler, com urgência, “Brasil, 500 anos”, de Carlos de Mendonça e a História dos E.U.A., de André Maurois. Também “Colonização do Brasil. Verdades e mentiras”. Sem a leitura destes livros, o seu “conhecimento” dos fatos servirá de exemplo do volume de lixo cultural em circulação em parte dos brasileiros, que forcejo por esclarecer e em cujo espírito procuro erradicar o monte de cretinices que alguns professam com veemência, convencidos por livros escolares enviesados e por lixos culturais como o esgoto bibliográfico que é “1808”.

O texto que postei prossegue com partes 2 e 3, em que descobrirá fatos e análises que, evidentemente, você ignora.

Estranhou-me o tom de exortação para que eu “esqueça esta ridícula lusofilia”. O meu conhecimento constrói-se com base em estudos, em leituras, em pesquisas. Não me limito a repetir narrativas enviesadas, tão comuns em livros escolares e no senso comum, motivo por que dispenso o seu conselho, em lugar do qual lhe ofereço outro: procure instruir-se melhor antes de ter certezas tão categóricas. Comece por ler as 4 postagens que fiz, nesta matéria.”

Leia, neste mesmo blogue, o teor inteiro das 4 postagens: aqui.

Esse post foi publicado em Colonização do Brasil., Portugal.. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário