Reynaldo Gianecchini e a nudez nas praias.

ENTREFALA DE REINALDO GIANECCHINI. NUDISMO NAS PRAIAS.

Reynaldo Gianecchini concedeu entrefala para O Globo, em 26.9.2019, em que comenta:

” [Diz a entrefaladora:]É uma praia diferente na Europa.

[Reynaldo responde:] Foi aí que eu percebi esse negócio do corpo. Na Alemanha e na Espanha há uma liberdade incrível. Fiquei muito impressionado de constatar de perto. Como o Brasil é puritaníssimo! Na Espanha quase não tem mais praia específica para nudismo. Qualquer praia, as pessoas costumam tirar a roupa. Achei uma experiência bem maluca, fiz isso uma vez só e achei libertador.”

1) Na Espanha, a nudez no areal é corriqueiro. 2) O brasileiro é “puritaníssimo”.

Na Espanha (e não só) adultos, velhos, crianças, moços, homens, mulheres, tudo despe-se nas praias, com naturalidade e não com sexualidade. As crianças veem a nudez dos adultos e não ficam “erotizadas” – na Europa, inexiste esta histeria brasileira.

O europeu não sexualiza a nudez; o brasileiro, sim. Está na hora de os brasileiros reverem este preconceito e este tabu.

Entre nós, ainda está entranhada a mentalidade gimnofóbica (gimnofobia: horror à nudez), de matriz cristã. O cristianismo incutiu o pudor, como vergonha do corpo, que as pessoas mantêm por inércia, por espírito de repetição. Nenhuma parte do corpo é indecorosa: o pênis, as mamas e as nádegas são tão apresentáveis como as mãos e o nariz.

Esse post foi publicado em Reynaldo Gianecchini.. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário