“Scholar” !?

“SCHOLAR”. Outro americanismo cafona, desnecessário e tolo é este raio de “scholar”. Para alguns, é mais prestigiante ser “scôular” do que ser estudioso ou estudiosa.

Em português, há: estudioso, erudito, sábio; “scholar” é pedantismo, é imitação reles do norte-americano. Necessitamos disto ? Não.

Gazeta do Povo, professores, jornalistas, editores e outros, livrai-vos disto.

Livrem-me Apolo e Satanás de me chamarem desta coisa. Sou estudioso, dizem-me erudito, ainda não me chamam de sábio — chamarem-me de “escôular” é-me palavrão. Tenho senso de ridículo.
O pessoalzinho da “academia” gosta disto ? Há formas melhores, vernaculares, de prestigiar-se a sapiência.

Esse post foi publicado em Estrangeirismos., Língua portuguesa.. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário