CARETICE EM IDIOMA.

Décadas atrás, nos anos 1960, os costumes alteraram-se depressa, libertaram-se de convenções repressoras, como a exigência da virgindade feminina pré-conjugal, o encobrimento do corpo feminino (as mini-saias davam um pouco acima dos joelhos e eram ousadas), a classe média brasileira foi se laicizando, mitigou-se o autoritarismo dos pais em relação a seus filhos, o casamento era costume obrigatório, bem assim gerar pelo menos dois filhos; em Curitiba, quem usasse calções em público era vaiado.

Usavam-se três interessantes qualificativos: “careta” e “quadrado” eram os ainda aferrados à moral antiga, aos costumes proibidores; “práfrentex” eram os avançados, de mentalidade pioneira e libertos das proibições típicas das gerações precedentes.

Hoje também há caretas e caretices, em relação ao idioma: enquanto uns prezam a mesóclise, os pronomes contraídos, a correção gramatical, a forma culta e são “práfrentex”, outros tacham o uso destas plásticas de pedantes, elitistas e outros apodos.

Os que assim os tacham mantêm a mentalidade mediocrizante que se entranhou no Brasil, de desdém pela forma culta do vernáculo; mas os costumes mudam e nota-se, da parte de vários, o amor pelo vernáculo, ao mesmo tempo em que é é retrógrado exaltar o popular e desprezar o culto.

Os desprezadores da mesóclise e das formas cultas são os atuais caretas, os futuros retrógrados, os em breve anacrônicos. Assim como houve (há) homofobia, há gramaticofobia, mas assim como aquela passou, esta passará. Assim como os homossexuais revelaram-se (“saíram do armário”), os amantes da forma culta precisam também de revelar-se, de afirmar-se, de sair do armário. Por ora, ainda os há, enrustidos: inibem-se, não querem se expor, poupam-se da gramaticofobia alheia, possivelmente da censura de amigos e grupos que integram. Provavelmente integram grupos errados e precisam de cultivar amizades outras.

Capitular a forma culta de pedante é caretice, como o era opugnar as mini-saias em 1960 e o casamento homo em 2010. Abaixo com a caretice e acima com a forma culta !

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário