Ascenção do poder religioso no Brasil.

ASCENÇÃO DO PODER RELIGIOSO NO BRASIL.
Muitos votarão em Bolsonaro por anti-petismo. Não basta ser “anti”; juntamente com Bolsonaro, virá a sua mentalidade típica e os seus apoiantes religiosos. Estes, particularmente, estarão ainda mais dentro do Poder do que até ao presente: no legislativo, já são relevantes; acederão ao Executivo, a ministérios.

Serve de amostra a administração obscurantista do pastor-prefeito do Rio de Janeiro, Crivella.

Auguro que, a médio prazo, o grande mal por combater, tão mal quanto o petismo o é para quem o combate, tão mal quanto o “fascismo” para quem o combate, venha a ser a influência religiosa na legislação, nos costumes, nas instituições: o seu obscurantismo, o seu arcaísmo, a sua intolerância. Ela sempre esteve conotada com regimes chamados conservadores, enaltecedores das “tradições”, da “moral e dos bons costumes” e, atualmente, da “família tradicional”.

Outros países, anteriormente laicos e de liberdade, retrogradaram para sociedades e Estados altamente confessionais, como alguns países muçulmanos. Nos últimos 700 anos, o ocidente se vem laicizando: a pouco e pouco, a religião deixou o espaço público e deixou de ser determinante. A Europa é, já, ex-cristã ou pós-cristã. O Brasil vai sendo proto-evangélico; a prosseguir neste andar, logo será “jesuscrático”, no neologismo da propaganda teológica.

Motes como “deus no comando” ou “deus acima de tudo” servem para justificar tudo quanto se queira. Vide as fogueiras da Idade Média.

Os evangélicos na política e no Estado serão piores do que tudo.

Bolsonaro, apoiado pelas igrejas evangélicas implicará, provavelmente, na Escola sem Partido, em (mais) ensino religioso, no Estatuto da Família; possivelmente, na censura às artes, em legislação punidora de comportamentos heterodoxos em relação aos padrões religiosos e sabe-se lá no que mais: mais retrocesso de costumes.

Oxalá que eu esteja errado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Laicidade., Religião.. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s